Quem nunca pecou exagerando no chocolate que atire a primeira barra!
- Jane Almeida
- 27 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Chocolate uma delícia feita a partir das sementes do cacau, guloseima que é simplesmente irresistível, não é a toa que é consumida no mundo todo, por gente de todas as raças e religiões, pobres e ricos, crianças, adultos e velhinhos, ninguém escapa à tanta sedução de uma bela barra de chocolate.
Quando gostamos muito de algo ou alguém a primeira coisa que fazemos é saber tudo sobre ele, com o chocolate não poderia ser diferente, vamos viajar juntos e descobrir a história dessa fascinante descoberta que encanta a todos e dar tanto prazer .
Até cerca de 500 anos atrás, o sabor do chocolate não era um dos melhores, era uma bebida amarga, misturada com vários ingredientes que não se parece nem um pouco com o nosso chocolate de hoje, mais amargo ainda que o próprio cacau.
Naquela época ele já era bem popular na América Central entre os povos maias que tinham suas próprias plantações de cacau no quintal, o cacau nesta ocasião era usado para tudo, de moeda a oferenda religiosa.
Mesmo no tempo em que era amargo, o chocolate era considerado pelos maias como uma bebida dos deuses não sabiam eles que ainda poderia ficar melhor, essa bebida era oferecida para eles em cerimônias especiais.
Os reis que não eram nada bobos e não queriam ficar de fora dessa, também bebiam chocolate em vasilhas feitas especialmente para eles, como o cacau só podia ser plantado em áreas úmidas e quentes “ para nossa alegria” os maias começaram a vender as sementes aos povos que viviam em regiões mais secas e frias.
Não deu outra, o chocolate foi se espalhando por várias regiões. O fruto se tornou tão valioso que quando os astecas conquistaram a Mesoamérica região Central e sul do México eles cobravam os impostos dos seus dominados com sementes de cacau.
Chegou a hora dos espanhóis descobrirem essa sensacional bebida, embora quando chegaram ás Américas a procura de pedras preciosas eles só encontraram sementes de cacau. É bem provável que os espanhóis tenham ficado decepcionados em ver tanto cacau, e pior, esse cacau que fazia uma bebida amarga e que só se tomava com pimenta, não dar pra imaginar uma pessoa feliz com uma bebida dessa certo? Porém os espanhóis na verdade acabavam de descobrir um grande tesouro.
Alguém então teve a maior e brilhante ideia, amo essa pessoa, ela resolveu substituir a pimenta pelo açúcar, ai não preciso explicar muito o que aconteceu, pois você já deve está imaginando, o negócio ficou tão bom , mas tão bom, que por cem anos eles guardaram este segredo, até que um dia tiveram uma ideia melhor , de vender esses chocolates que na época eram vendidos a preços muito altos, de lá para cá a moda pegou e até hoje o chocolate é essa coisa essencial que deixa as nossas vidas cada dia mais doce.
Alguns falam que o chocolate vicia, isso não é verdade, aliás cadê a minha barra de chocolate que estava aqui na mesa?
Dicas do Chef:
1. Coloque os morangos durante alguns minutos numa solução de água e vinagre. Assim, eles ficarão limpos e com uma aparência mais saudável.
2. O creme chantilly rende mais e não fica tão pesado quando se acrescenta uma clara de ovo ao creme de leite.
Fotos: https://br.freepik.com/
Comments